quinta-feira, 24 de maio de 2012

Setur realiza projeto Tambor no Quilombo - Turismo, Meio Ambiente, Cultura e Arte



A Secretaria de Estado do Turismo (Setur) dá início neste sábado, 26, a partir das 18h, ao projeto Tambor no Quilombo - Turismo, Meio Ambiente, Cultura e Arte, no Centro Cultural do Curiaú. O projeto se realizará nos últimos sábados de cada mês com a proposta de dar visibilidade à potencialidade turística da comunidade, visando o conhecimento e valorização da cultura afrodescendente do Estado do Amapá.

A secretária de Turismo, Helena Colares, explica que o objetivo é incentivar, promover e apresentar a cultura afrodescendente em um espaço próprio para exposição e manifestação da cultura local, que é o Centro Cultural do Curiaú, através de eventos mensais que envolvam os artistas dos mais diversos segmentos da comunidade afrodescendente.

"O projeto vai estimular a autoestima da comunidade através da valorização da história e da cultura, com resgates das histórias e lendas, fortalecendo os movimentos e as manifestações artísticas, culturais e sociais do local onde nasceram ou moram", diz Helena.

Para realizar o projeto, a Setur conta com a parceria das secretarias de Estado de Políticas para Afrodescendentes (Seafro), do Meio Ambiente (Sema), do Trabalho e Empreendedorismo (Sete), da Educação (Seed), da Cultura (Secult), Instituto de Pesquisas Cientificas e Tecnológicas (Iepa) e Associação da Comunidade da APA do Rio Curiaú.

A proposta da Setur é envolver o segmento de agências de viagens e turismo, fortalecendo com isso parcerias saudáveis, o que culminará com roteiros de ecoturismo na localidade para proporcionar aspectos de sustentabilidade.

O Tambor no Quilombo será executado nas seguintes datas: 26 de maio, 30 de junho, 28 de julho, 25 de agosto, 29 de setembro, 27 de outubro, 24 de novembro e 29 de dezembro.

Veja a programação

18h - Abertura oficial da programação
18h às 23h - Exposição de artes visuais - M. Silva
18h às 23h - Exposição de artesanato
19h - Apresentação do projeto Curiaú Mostra a Tua Cara - E. E. José Bonifácio
20h30 - Apresentação Marabaixo - Grupo Quilombo do Cúriau
21h30 - Apresentação de dança afro - Grupo Oriaê
22h - Apresentação de Batuque - Grupo da Comunidade Quilombo do Cúriau
23h - Apresenta de dança afro - Grupo Baraka
23h30 - Apresentação grupo de samba - Grupo Perfil do Samba
1h - Término da programação

Por: Cristiane Mareco/Secom